Bate-Papo: Fronteiras da Educação

Na sua opinião o computador está servindo como instrumento de melhoria na qualidade da educação em seu país?

  • Lea da Cruz Fagundes – Brasil

O que posso afirmar sem qualquer restrição é que o computador pode servir a melhoria da qualidade de nossa educação nos diferentes graus de ensino.

Posso afirmar ainda que não tenho qualquer dúvida que nossas escolas precisam urgentemente incorporar aos ambientes de aprendizagem os vários recursos dessa tecnologia.

A explicação para tais processos precisa ser extensa e não pode ser resumida nas cinco linhas que vocês me pedem. Seria preciso aprofundar numa análise de sistemas complexos, de processos dinâmicos de mudanças continuadas e, sobretudo na prospecção de valores e de novos paradigmas para orientar o uso de novos recursos para ajudar o estudante a aprender.

Minhas afirmações são suportadas por 15 anos de pesquisas e experimentos com resultados surpreendentes sobre os ganhos do uso das tecnologias da informação e da comunicação por estudantes de 1o., 2o. e 3o. graus, em  educação presencial, educação a distância, do ensino formal e do não formal.

Substituir o ensino de massa pela aprendizagem ativa, autônoma e cooperativa é um dos ganhos em qualidade e em quantidade que se pode alcançar em curto prazo.

Outro é o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa empreendedora e da responsabilidade pessoal e social. Poderíamos ilustrá-los com muito exemplos. Mas será adequado que cada leitor teste suas próprias hipóteses para também se posicionar.

Um abraço aos companheiros do CNOTINFOR.

  • Secundino Correia – Portugal

Em Portugal os computadores estão a ser usados nas escolas, de uma forma generalizada, apenas nas áreas e disciplinas directamente relacionadas com a Informática.

A utilização educativa das TIC em outras áreas disciplinares deve-se sobretudo aos computadores familiares e das empresas. A escola, mais uma vez, está a deixar passar ao lado todo o potencial educativo da “nova máquina universal da aprendizagem”.

De um modo geral não. Existem muitas escolas onde prepondera a visão da presença do computador como “chamarisco mercadológico”.

No entanto, existem algumas poucas escolas que entenderam que o papel pode ser um importante ingrediente na transformação dessa escola “Fordista” para uma escola que promove a aprendizagem.

Nessas escolas o computador realmente esta auxiliando a melhoria da qualidade da educação. Nas outras o computador informatiza o ensino e, portanto, fossiliza ou conforma a educação tradicional.

Copyright © 1997 Cnotinfor
Educação e Tecnologia.